Movimentos da Terra - Rotação e Translação
MOVIMENTOS DA TERRA
Rotação: Movimento de rotação em torno de seu eixo.
O período de rotação da Terra é de cerca de 23h56m04s, sendo, portanto, cerca de 03m56s mais curto do que o período correspondente a um dia solar de 24h00m00s.
Translação
Movimento de translação em torno do Sol
Precessão dos equinócios
Nutação
Movimento dos Pólos
Revolução
Movimento em torno do centro de Nossa Galáxia
O movimento precessional é muito lento, uma vez que o eixo terrestre leva 25 770 anos para completar-se, por isso que ele é chamado de “O Grande Dia”. Apesar de toda essa lentidão, esse movimento foi descoberto por Hiparco de Alexandria no ano de 129 a.C.
ROTAÇÃO
Em 1672, o astrônomo francês Jean Richer (1630-1696) realizou cuidadosos experimentos para medir o período de um pêndulo simples de mesmo comprimento em Caiena, na Guiana Francesa, latitude (φ) 4°56′14″ N, próximo a linha do equador, e em Paris, na França, latitude (φ) 48° 51’23’’ N, bem mais ao norte. Ele mostrou que, em Paris, o período do pêndulo é menor do que em Cayenne, ou seja, que o movimento do pêndulo (seu período) é mais rápido em Paris.
Em 1676, o cientista inglês Edmond Halley (1656-1742), amigo de Isaac Newton (1642-1727), quando se encontrava na ilha britânica de Santa Helena, latitude (φ) 15°56′0’’ S, no Oceano Atlântico sul, realizou medidas para o período do pêndulo simples em diferentes altitudes na ilha. Ele descobriu que, ao nível do mar, o período do pêndulo era maior do que no alto das montanhas vulcânicas de mais de 800 m da ilha.
Para Newton e outros pesquisadores, essa diferença no período do pêndulo estaria relacionada a aceleração da gravidade, e poderia poderia ser explicada a partir da alteração da gravidade de um lugar para o outro, que, por sua vez, seria causada pela alteração (diferença) na distância entre o centro da Terra e esses lugares. Assim, tanto em Cayenne quanto no alto da montanha o período do pêndulo seria maior, pois a distância ao centro da Terra também seria maior, o que diminuiria a aceleração da gravidade. O contrário aconteceria em Paris e ao nível do mar, pois estão mais perto do centro da Terra. Isso significava que, para eles, a Terra não era mais uma esfera perfeita, mas ligeiramente achatada nos polos.
Na proposição XX, problema IV de seu livro Princípios matemáticos da filosofia natural, de 1687, Newton diz que:
“Vários astrônomos, enviados a países remotos para fazer observações astronômicas, encontraram que os relógios de pendulo de fato movem-se mais lentamente próximo ao equador do que na Inglaterra. E, primeiro de todos, no ano de 1672, o Sr. Richer notou isto na ilha de Cayena... ele observou seu relógio indo mais lentamente do que devia em relação ao movimento médio do Sol na razão de 2 minutos e 28segundos por dia. Ele continua dizendo que, “se podemos confiar nas observações deste senhor, a Terra é mais alta no equador do que nos polos, e isto por um excesso de aproximadamente 27 km.
Hoje sabemos que a diferença entre a distância do centro da Terra a qualquer ponto sobre a linha do equador e sobre os polos é 6 km menor do que a determinada por Newton, equivalendo a 21 km.
TRANSLAÇÃO
Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval). A duração desse movimento e a trajetória percorrida resultam em fenômenos astronômicos vivenciados por nós ao longo do ano.
O caminho percorrido pela Terra ao redor do Sol possui duas características básicas:
VELOCIDADE
A velocidade média em que a Terra realiza o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km/h. Apesar de MUITA velocidade , ela não é sentida aqui na Terra. Só poderíamos ter essa percepção se observássemos um ponto exterior ao planeta que estivesse em uma velocidade diferente ou até mesmo parado. A velocidade da Terra no movimento de translação altera-se à medida que o planeta encontra-se mais próximo ou distante do Sol. A aproximação e o afastamento da Terra são denominados, respectivamente, de periélio e afélio.
DURAÇÃO
O movimento de translação dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos, tempo esse que foi convencionado no ano civil, cuja duração é de 365 dias. A cada quatro anos, tendo em vista o tempo exato do movimento, o ano possui 366 dias, sendo chamado de ano bissexto.
Comentários
Postar um comentário