Método Científico - Etapas

 

ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO 

 

A ciência deve ser precisa. Para que ela seja precisa, as etapas que formam o chamado método hipotético-dedutivo devem ser seguidas rigorosamente; essas etapas são:

 

1) Observação

2) Questionamento

3) Hipótese

4) Experimento

5) Verificação

6) Previsão

7) Conclusão

 

Definir uma pergunta, um questionamento a respeito da natureza 

Reunir informações e recursos (observar) 

Formar uma hipótese explicativa para o fenômeno

Testar a hipótese realizando experimentos e coletando dados de maneira reproduzível 

Analisar os dados 

Interpretar os dados e tirar conclusões que sirvam de ponto de partida para uma nova hipótese 

Publicar resultados 

Retestar, frequentemente realizada por outros pesquisadores ou cientistas

 

 

Esboço contendo os principais passos do método científico. 

O método começa pela observação, que deve ser sistemática e controlada, a fim de que se obtenham os fatos científicos. O método é cíclico, girando em torno do que se denomina teoria científica, a união indissociável do conjunto de todos os fatos científicos conhecidos e de um conjunto de hipóteses testáveis e testadas capaz de explicá-los. 

 

Os fatos científicos, embora não necessariamente reprodutíveis, necessitam ser necessariamente verificáveis. As hipóteses têm que ser testáveis frente aos fatos, e por tal, falseáveisAs teorias nunca são provadas e sim corroboradas.

 

Cada etapa do método científico deve ser cumprida e caso o procedimento não seja bem sucedido, devemos retornar a etapa anterior e buscar fazer correções a fim de evitar possíveis falhas. 

 

Por exemplo, se a hipótese não explica o resultado do experimento, deve-se retornar a etapa da hipótese para criar uma nova explicação. Nesse sentido, dizemos que a Ciência é um processo gradativo e autocorretivo.

 

Observação 

Na primeira etapa, a observação acontece a partir da escolha de um fenômeno ou objeto de estudo que seja possível de investigação, e dependendo do caso com o auxílio de equipamentos específicos. Se o nosso objeto de estudo é uma célula, por exemplo devemos utilizar um microscópio; para observar um planeta ou estrela usamos um telescópio. Podemos considerar então que qualquer informação que chega até nós por meio dos sentidos é parte da observação. Quanto mais precisa e cuidadosa for a observação, mais o pesquisador irá conhecer sobre o que está investigando.

 

Após a observação, seguimos para a próxima etapa onde os questionamentos podem ser formulados mediante a caracterização do objeto de estudo. É a caracterização que permite ao pesquisador conhecer o comportamento do fenômeno e porquê ele ocorre, além de fazer as medidas necessárias e quantificar o fenômeno observável.

 

Os questionamentos devem ser então solucionados ou explicados pelas hipóteses. É neste momento que o cientista formula as respostas iniciais para os questionamentos utilizando-se unicamente das observações feitas na primeira etapa. Estas hipóteses, além do mais, devem ser possível de teste.

 

experimentação é considerada a etapa mais importante do método científico e é possivelmente a etapa que diferencia a Ciência das demais atividades humanas. É nesta etapa que as hipóteses propostas anteriormente serão testadas e validadas. A experimentação foi introduzida com o intuito de “confirmar” a hipótese, pois a partir dela que é decidido se a explicação desenvolvida na etapa anterior era realmente confiável ou deveria ser descartada ou melhor elaborada.

 

A próxima etapa é a verificação. Nesta etapa o experimento que foi feito uma única vez deve ser refeito outras vezes e nas mesmas condições na qual o primeiro foi realizado a fim de obter o mesmo resultado (quanto maior o número de verificações, mais seguros estaremos de que que a explicação é válida. A funcao da verificação ).

Na última etapa, a previsão, as hipóteses testadas devem contemplar a característica atemporal, ou seja, qualquer outro cientista deverá ser capaz de realizar esse experimento a fim de testar se essas hipóteses podem explicar o fenômeno para qualquer época e em qualquer lugar.

 

Após terem sido concluídas todas as etapas, os conhecimentos obtidos deixam de ser apenas explicações provisórias ou hipóteses e se tornam o que chamamos de Teoria Científica. Em seguida, o resultado que foi obtido deve ser divulgado para a comunidade científica, seja por meio de revistas ou artigos científicos.

 

Porque escolhemos a Ciência como forma de pensamento e a forma de observar e estudar o mundo natural? Porquê ela permite a verificação de nossa compreensão, a possibilidade de correção das leis que propomos a partir de nossas observações.

 

A Ciência é um processo gradativo e autocorretivo. Fazer Ciência é evoluir o pensamento é chegar um novo lugar onde ninguém chegou. É mais que apenas conhecer o Universo, é saber como ele funciona.

 

O maior divulgador científico da história, Carl Sagan, dizia: 

 

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar. A ciência convida a admitir os fatos, mesmo que não estejam de acordo com nossas idéias. Ela nos aconselha a incluir nos cálculos, hipóteses, alternativas e a considerar qual delas se acomoda melhor aos fatos [...]. É uma ferramenta essencial para uma democracia em época de mudanças”.

 

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