Minerais e Rochas - O Que é Uma Rocha?
COMO SE FORMAM AS ROCHAS
CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS
O que é uma rocha?
O ramo de conhecimento que se ocupa com o estudo sistemático de rochas é a petrologia. A petrologia inclui a descrição e a identificação das rochas (petrografia) e uma explicação de suas origens (petrogênese).
Uma rocha é constituída de um mineral ou da associação de dois ou mais minerais que mantêm certa uniformidade de composição e de características na crosta terrestre. Portanto, a associação de dois ou mais minerais forma uma rocha.
Todavia, podem ocorrer rochas constituídas, essencialmente, de um só mineral, como no caso do calcário e do mármore, os dois formados pelo mineral calcita (carbonato de cálcio).
Rocha é uma associação natural de um ou mais minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão geográfica considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e também mica, já o basalto é constituído basicamente por minerais de silício, alumínio e ferro, na forma de piroxênios (augita), plagioclásios (labradorita) e magnetita.
Algumas rochas são constituídas por um único mineral, mas são consideradas rocha e não mineral porque ocorrem em grandes volumes na natureza, formando, por exemplo, um morro inteiro, uma montanha ou camadas que podem se estender por dezenas de quilômetros. Essas rochas são chamadas de rochas monominerálicas. São exemplos de rochas monominerálicas o calcário (formado de calcita) em Caçapava do Sul/RS e o jazidas de quartzito (formado de quartzo) em Diamantina/MG.
Os minerais presentes em uma rocha podem ser minerais essenciais ou minerais acessórios.
Minerais essenciais são aqueles que definem a natureza da rocha onde se encontram. São eles que dizem que uma rocha vulcânica é um basalto e não um riolito.
Minerais acessórios são aqueles que aparecem na rocha em quantidades pequenas e que não afetam a classificação da rocha, podendo servir para definir uma variedade de rocha. Um basalto costuma ter magnetita, mas se ela não estiver presente ele continuará sendo um basalto.
Um sienito não precisa ter nefelina para ser sienito, mas se tiver será uma variedade chamada sienito nefelínico.
As rochas podem ser divididas em três grandes grupos, conforme seu processo de formação:
Rochas magmáticas ou ígneas
Rochas sedimentares
Rochas metamórficas
ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS
1) São as rochas mais antigas.
2) São as rochas mais resistentes.
3) Perfazem aproximadamente 65% da rochas da crosta terrestre.
4) São formadas a partir do resfriamento e solidificação (cristalização) do magma, com estrutura geralmente maciça.
5) O resfriamento do magma pode se dar de dois modos: no interior ou na superfície da crosta terrestre.
6) Se o magma esfriar no interior da litosfera a rocha resultante será uma Rocha Magmática Intrusiva ou Plutônica. Se o magma esfriar na superfície da crosta terrestre teremos uma Rocha Magmática Extrusiva ou Vulcânica.
7) As rochas ígnea não apresentam nenhum depósito fóssil. Se houver alguma chance de um fóssil no fundo da crosta, ele irrompe da superfície da Terra e é destruído devido à temperatura muito elevada na qual essas essas rochas são formadas.
8) A maioria das rochas ígneas inclui mais de um depósito mineral.
9) Os depósitos minerais estão disponíveis na forma de manchas com tamanhos distintos dentro da rocha.
10) As rochas ígneas geralmente não reagem com ácidos.
11) As rochas ígneas ou magmáticas podem ser vítreas (vidro vulcânico) ou apresentar cristais de tamanhos distintos (granitos).
12) Apresentam grãos (cristais) irregulares ou geométricos.
O tamanho dos cristais minerais em uma rocha ígnea pode indicar a taxa na qual a lava ou magma resfriou (cristalizou) para formar uma rocha. O tamanho do cristal também pode ser afetado pelo quantidade de gases ou pela disponibilidade dos produtos químicos na rocha fundida necessários para formar os cristais. Cristais maiores geralmente indicam rochas ígneas intrusivas, cujo resfriamento foi lento. Cristais menores ou ausência de cristais, geralmente indicam resfriamento mais rápido associado a rochas ígneas extrusivas.
Exemplo de rochas Ígneas ou Magmáticas:
-Gabro
-Granito
-Basalto
-Pedra Pomes
Comentários
Postar um comentário